Destacamos aqui três 03 situações que podem configurar publicidade enganosa no e-commerce.
Promoção incrível que não existe
Alguns empreendedores mantêm à venda alguns produtos ou promoções que já acabaram ou não existem, apenas para manter o volume de tráfego digital. Como isso pode induzir o cliente ao erro, pode ser caracterizado como publicidade enganosa segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Sempre revise seu portfólio de produtos anunciados.
Dark Patterns
O consumidor não pode ser induzido por meio de botões confusos, falsas contagens regressivas para promoção ou quando o carrinho recebe, automaticamente, produtos adicionais ou seguro, na escolha de qualquer item. Dark patterns alteram o comportamento natural de consumo e podem complicar a empresa perante autoridades.
Conte com um advogado para revisar seu site à luz do CDC.
Testemunhos falsos
Incluir depoimentos de falsos clientes pode gerar problemas ao e-commerce perante órgãos de fiscalização, como o Conar. Também, no caso de reclamação de clientes ao Procon ou ao Judiciário.