Restituição de Impostos para Auto Peças: Guia Completo - Confira
Rua Capivari, 215 - Pacaembu

Restituição de Impostos para Auto Peças: Guia completo de como recuperar créditos tributários

Restituição de Impostos para Auto Peças

Compartilhar esse conteúdo

Restituição de Impostos para Auto Peças.
Primeiramente, muita atenção: se você possui uma revenda de autopeças, então saiba que é possível restituir impostos pagos indevidamente nos últimos 5 anos e, em média, a recuperação de créditos tributários giram em torno de R$ 22 mil por empresa.

Esse valor pode variar para mais ou menos dependendo do porte.

Vamos deixar você pode dentro do assunto

Antes de mais nada, todos nós sabemos que o segmento de auto peças possui margens muito pequenas, diversos concorrentes e altos custos tributários e, caso a empresa seja optante do Simples Nacional, isso se torna um agravante.

Isto é, a chance da empresa optante do Simples Nacional estar pagando mais tributos do que deveria é muito alta, por isso a necessidade de um estudo tributário para restituição de impostos para auto peças, feitos por especialistas no assunto.
Falaremos também sobre o investimento desse estudo!

Como ocorre o pagamento indevido de impostos?

Do mesmo modo, a complexidade do sistema tributário no Brasil, muitas vezes induz o micro e pequeno empresário do Simples Nacional a pagar mais impostos do que deveria. Isso acontece, entre outros motivos, por falta de conhecimento.

Assim como outros, o segmento de auto peças está inserido nesse contexto, tendo produtos sujeitos ao regime de substituição tributária ou ao regime monofásico. O que muitos empresários não sabem, é que apesar disso, é possível recuperar esses créditos em poucos dias.

Como é o processo de restituição de impostos para auto peças?

A princípio, será necessário fazer uma análise fiscal dos últimos 5 anos para saber se sua empresa foi bitributada.

Contudo, não há burocracia por ser um processo administrativo.

Com nosso time de contadores, poderemos ajudar sua auto peças na efetivação de todas as análises e cálculos necessários, desde a revisão completa da classificação fiscal das mercadorias, até a fase de apuração e revisão dos tributos.

Após isso, são informados os valores que serão compensados ou restituídos.

Em quanto tempo saberei se minha auto peças possui direito a restituição? Como o valor chegará para minha empresa?

Em suma, o processo para restituição de impostos para auto peças dura em torno de 45 a 60 dias, contando todo o estudo até o recebimento do valor dos créditos.

Após toda a análise e apontamento dos impostos pagos indevidamente, a utilização desses créditos poderá ser feita de duas formas: por depósito em conta ou em créditos tributários para pedidos futuros.

  • Para dinheiro em conta:
    Dessa forma, o pagamento será feito em conta bancária de pessoa jurídica da empresa, não sendo permitido de forma alguma, o pagamento em conta de pessoa física do dono ou de sócios.
  • Para crédito tributário:
    Neste sentido, os créditos poderão ser compensados nas apurações subsequentes, sendo abatido somente referente ao PIS e ao COFINS. Em outras palavras, por conta disso a contribuição não será zerada.

Qual o investimento para realização do estudo tributário?

Nenhum! Isso mesmo. Nós do escritório Terrazzan & Almeida atuamos da seguinte forma: cobrando mediante êxito, ou seja, um percentual do valor da restituição ou da compensação. Somente pagos após sua empresa receber os valores que tiver a restituir ou economizar futuramente.

A restituição de impostos para auto peças pode gerar algum problema para meu negócio?

Não, isso é um mito.
Em suma, algumas pessoas afirmam que a restituição poderá atrair a atenção da Receita Federal e, de alguma forma, prejudicar a empresa.

Antes de mais nada, é fundamental destacarmos que, a restituição de impostos é um processo legal e previsto em lei. Fora isso, ninguém que trabalhe dentro da lei precisará temer fiscalizações por qualquer órgão.

Do mesmo modo, esse mito surgiu após empresas que não possuem direito tentarem se aproveitar do benefício de forma ilegal, visando enriquecer de forma fácil e rápida.

A partir daí, a receita federal criou uma fiscalização específica para garantir que nada fuja da legalidade quanto o assunto for restituição de impostos para auto peças.

O escritório Terrazzan & Almeida consegue auxiliar na restituição? O que é necessário?

Sim, perfeitamente. Uma de nossas expertises é a assessoria tributária para empresas, contamos com um time de advocacia e contadores especialistas e que estão acostumados a lider com esse tipo de situação.

Portanto, para iniciarmos o estudo, será necessário apenas as notas e cupons fiscais de compra e venda, não sendo necessário envio de documentos físicos, podendo ser os digitais mesmo. E claro, o código de acesso ao Simples Nacional.

Conte com nosso suporte desde o estudo para identificação do regime tributário correto, até a análise de como será feita a tributação do seu negócio. Se você possui alguma dúvida, entre em contato agora mesmo e fale com nosso time de especialistas sem compromisso.

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress