Planejamento Tributário para Empresas, erros comuns ao se realizar um
Rua Capivari, 215 - Pacaembu

Planejamento Tributário para Empresas, erros comuns ao se realizar um

Planejamento Tributário para Empresas

Compartilhar esse conteúdo

Planejamento Tributário para Empresas.
O planejamento tributário correto pode ser um diferencial competitivo de sua empresa.

No entanto, por falta de experiência e conhecimento na área, alguns empreendedores acabam cometendo alguns erros que podem impedi-los de desfrutar de todas as vantagens desse processo.
Para que você não cometa as mesmas falhas, nós do escritório Terrazzan & Almeida listamos alguns erros comuns ao se realizar o planejamento tributário.

Planejamento Tributário para Empresas: Introdução

Fazer uma empresa se manter estável e lucrativa diante de uma séria crise econômica e da alta carga tributária brasileira é um grande desafio para nossos empreendedores.

Por isso, em um país com as maiores taxas de empreendedorismo do mundo, gerir o próprio negócio exige muito conhecimento, jogo de cintura e, claro, planejamento.

Entretanto, percebe-se que aqueles que dão a devida importância a esses fatores conseguem superar as adversidades com mais facilidade.

Como começar um planejamento tributário para empresas?

Como uma decisão bem tomada e dentro da lei podem impactar na maneira que se paga os tributos, bem como nos valores a serem recolhidos, é feita uma análise da situação no negócio, levando-se em consideração uma série de fatores e características do negócio, como:

Além disso, podemos dividir o Planejamento Tributário para empresas em duas categorias:

OPERACIONAL

É o planejamento mais básico, estruturado para que sua empresa cumpra com todas as exigências legais. Ou seja, o planejamento operacional deve ser incorporado em seu cotidiano e, em conjunto o setor de contabilidade, assegurar que todos os tributos sejam pagos em dia.

ESTRATÉGICO

Já o planejamento estratégico diz respeito, principalmente, ao enquadramento da empresa no regime tributário mais conveniente, bem como o conhecimento de características peculiares a cada tipo de negócio.

Planejamento Tributário para Empresas

Enfim, os erros mais comuns ao se realizar o Planejamento Tributário

01. Em primeiro lugar, não se atentar para as mudanças na legislação

O ordenamento jurídico brasileiro é muito volátil e sofreu inúmeras mutações ao longo dos anos, acompanhando as tendências e a realidade do mercado. Assim sendo, é preciso ficar atento a essas mudanças na legislação, pois há casos de receitas isentas que passam a ser tributadas, assim como o inverso também pode ocorrer.

02. Não utilizar os dados da contabilidade

Se você acha que a contabilidade apenas informa o lucro final de sua empresa, passe a avaliar tais dados com outro olhar. Em muitos casos, a contabilidade é capaz de fornecer informações relevantes para a resolução de questões financeiras e tributárias da empresa, auxiliando na tomada de decisões

03. Não saber o seu gasto total com impostos

Alguns empreendedores ignoram ou se esquecem de mensurar quanto gastam com tributos, o que pode ser considerado um erro fatal, já que impede que você saiba o real lucro de suas operações, escondendo que os tributos estão levando seu negócio à falência.

04. Não entregar as obrigações acessórias

As obrigações acessórias também fazem parte das responsabilidades do empresário e, portanto, não podem deixar de ser providenciadas. Assim, a emissão de nota fiscal, o registro de folha de pagamento e emissão de contracheques são detalhes que não podem ser esquecidos, pois geram sanções à empresa.

Conclusão

Caso você esteja se sentindo confuso e preocupado quanto à execução de um bom Planejamento Tributário em seu negócio. Nesse caso, nossa última dica é: caso não tenha conhecimento e segurança para realizar esse processo sozinho, não se arrisque.

É extremamente importante que você busque o auxílio de uma empresa especializada, que conte com um quadro de advogados e consultores tributaristas com amplo conhecimento da legislação e questões operacionais de uma empresa.

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress