O escritório Terrazzan & Almeida Advogados é especialista em advocacia para empresas, para isso atuamos de forma estratégica, visando a otimização do tempo, respeito pelo cliente e a busca incansável pelos melhores resultados possíveis.

(11) 3661-2908

Rua Capivari, 215 - Pacaembu

contato@terrazzanealmeida.com

Tributação no E-commerce

Tributação no E-commerce: 5 Vantagens ao realizar uma revisão tributária

Tributação no E-commerce, se você está procurando entender um pouco mais sobre o tema, este artigo pode te ajudar.

Acima de tudo, o escritório Terrazzan & Almeida alerta para os riscos que sua empresa correrá caso não tenha uma gestão fiscal e tributária adequada. Ou seja, caso o seu e-commerce tenha problemas com o fisco, isso significa multas e consequentemente prejuízos acumulados.

A tributação no e-commerce é algo importante e realizar a revisão periódica poderá aumentar o potencial de ganhos da sua empresa.

Primeiramente, tudo começa com um controle financeiro e fiscal adequado e isso pode ser feito através do uso de um ERP como solução integrada. O software vai ajudar na gestão contábil tanto dos pontos físicos quanto virtual.

Por que devo me preocupar com tributação no E-commerce?

Em suma, uma revisão tributária vai garantir que o seu e-commerce cumpra com toda a legislação tributária, viabilizando a otimização das obrigações fiscais, diminuindo os custos com pagamento de impostos.

Essa prática é legalizada?

Sim, nós do escritório Terrazzan & Almeida realizamos todos os estudos possíveis dentro da lei, e consequentemente, temos ajudado diversos lojistas virtuais nesse sentido.

A prática de utilizar meios lícitos para economia de tributos se chama elisão fiscal. Por outro lado, existe a evasão fiscal e esta é a prática ilegal, bastante utilizada para fugir do pagamento de impostos.

Bons motivos para realizar uma revisão tributária

  • O seu e-commerce poderá recuperar créditos tributários;
  • Consequentemente, irá gerar lucros para a empresa;
  • Você descobrirá que existem incentivos fiscais pelo Brasil;
  • Conseguirá descobrir eventuais irregularidades;
  • Ações preventivas para evitar multas e penalidades:

Entre outros.

E quais são as 5 vantagens em realizar a revisão tributária?

01. Em primeiríssimo lugar, reduzir os riscos.
A princípio, ter a chance de identificar com antecedência eventuais falhas para mitigar riscos é uma das principais vantagens sem dúvidas. E que riscos seriam:

Aplicações de multas
Processos administrativos
Execuções fiscais

02. Descoberta de créditos desconhecidos
Da mesma forma, quando você realiza a revisão na tributação no e-commerce, poderá ter a grata surpresa de identificar potenciais créditos no setor, tais como incentivos ou benefícios fiscais que podem fazer com que você pague bem menos impostos.

03. Gestão eficiente
Como mencionamos no começo deste artigo, a revisão tributária poderá ajudar também na administração fiscal e financeira do seu e-commerce, uma vez que as estratégias são avaliadas periodicamente e novos mecanismos são implementados.

04. Prevenir é mais barato que conter
Algo muito dito no meio jurídico e que se faz presente também no e-commerce. Mapear controvérsias na legislação é importante para abordar de forma preventiva cada situação, evitando assim recolher tributos além do necessário.

05. Preço justo, lucro certo.
A gestão eficiente poderá proporcionar a melhor precificação do que você comercializa, fornecendo dados precisos sobre o custo de cada item, com seus devidos impostos já aplicados.

Conclusão

Constantemente, o lojista acaba se preocupando mais com outros assuntos, tais como logística de entrega, ter um estoque, conseguir bons fornecedores, entre outros. Nesse sentido, acaba deixando de lado a organização tributária.

Definitivamente, se manter no mercado de forma competitiva é fundamental em um nicho tão concorrido.
Nesse sentido, fazer a revisão tributária do seu e-commerce certamente vai trazer bons resultados para o seu negócio.

Por último, não poderíamos finalizar este artigo sem aconselhar a leitura do post onde falamos sobre os 3 incentivos fiscais para e-commerce existentes. Acesse e depois nos diga o que achou.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *